Tartar de Salmão com Salsa de Abacate

Eu amo peixe! Aliás, tudo que é frutos do mar.

Também pudera, filha de pescador passei quase toda a minha infância morando no litoral e claro com uma alimentação que só hoje tenho a certeza e discernimento que era muito, mais muito saudável.

E no meu momento nostálgico de alimentação saudável, quero compartilhar com vocês uma receita que eu particularmente amo, que é Tartar de Salmão com Salsa de Abacate. Uma receita refrescante, deliciosa e uma ótima opção para servir como entrada ou como prato principal, dependendo do tamanho e da fome de seus convidados. 🙂

Anota aí os ingredientes:

Receita
(para 2 pessoas)

380g de salmão em cubinhos
200g de abacate maduro, porém firme, em cubinhos
1 colher (sopa) salsinha picada
Pimenta moída na hora
1/2 cebola roxa bem picadinha
1 colher (sopa) de azeite
suco de 1/2 limão- Siciliano ou normal
1 colher (chá) de alcaparras picadas
1 colher (sopa) de molho shoyu
Cebolinha picada a gosto
Sal a gosto

Preparo:

Tartar de Salmão:
Tempere os cubinhos de salmão com as alcaparras, cebola, salsinha, cebolinha, pimenta a gosta e o azeite. Misture bem e se você não for servir na hora, guarde na geladeira. Perto da hora de servir retire da geladeira e finalize temperando com o limão e o Shoyu.

Salsa de Abacate:
Misturar o abacate cortado em cubinhos com o suco de limão e o sal a gosto

Para montar:
Se for usar um dos aros igual a esses da foto – no fundo coloque o abacate e aperte suavemente para “assentá-los”, depois coloque o salmão comprimindo também com uma colher, levemente.

aro

Se for utilizar um recipiente para desenformar: coloque o salmão primeiro e comprima levemente e por cima o abacate, fazendo também uma leve pressão. Desta maneira, na hora de virar e desenformar, o abacate ficará no fundo.

Hummmmm esse da foto modéstia parte ficou uma delícia…  🙂  #euquefiz

tartar

 Você também pode colocar na hora de montar um creme de cream cheese com iogurte natural (temperado a gosto).               Fica dos deuses !

shutterstock_405968782 Se preferir você pode servir em taças, copos ou até em uma colher, que tal ? 

Collage_salmao

Para conhecimento : O que significa Tartar ?

Segundo o site vcmaischef – Tartar (ou Tartare, como preferir), são preparações feitas com algum tipo de carne picada e condimentada, a exemplo do famoso “Steak Tartare” que em tempos gloriosos de seu boom gastronômico, esteve presente nos principais cardápios do país e mundo afora.

Esta delicia, uma iguaria, foi praticamente banida dos menus, devido a questões sanitárias, por se tratar de carne bovina “in natura” e por conter ovos crús. Para quem não sabe, os ovos crus são apontados como principal fonte de contaminação por Salmonela. Alguns restaurantes de ponta, que contam com excelentes fornecedores, conseguem contornar o risco comprando ovos orgânicos e extremamente frescos, o que diminui drasticamente a contaminação pela bactéria.

Uma variação deste delicioso prato, pode ser feita com salmão, que além de ser mais saudável, pode ser considerado bem mais seguro, desde que, seja feito com salmão fresco e de um fornecedor confiável. Compre sempre alimentos de fornecedores confiáveis, isso preserva a sua saúde, a de seus convidados e certamente garantirá um alimento muito mais saboroso.

Depois conta pra gente se você fez e qual foi sua experiência.

Beijos

Memórias de Cleide

Fonte de algumas Imagens e texto : (google)