Tábua de frios como na Itália

 

 

Envolvida no clima da paixão pelas Prosciutterias italianas, não teria outra coisa para apresentar como receita que uma bela tábua de frios das que vi por lá.

Para montar uma tábua de frios, é necessário estar atento ao visual, além da combinação de sabores é claro! Como a ideia é ser rústico, de fácil acesso, prático, se você não tiver uma tábua ou travessa específica para os frios, você pode utilizar uma tábua de carne, grande, de madeira.

 

8305a2dd883e8630fdc551d4935110d2

 

Enrole ou dobre ao meio sem amassar os frios escolhidos, para dar um toque de carinho ao prato. Assim também as peças não grudarão e ficará fácil para seu convidado se servir. Escolha 2 ou 3 sabores de queijo e 2 ou 3 tipos de patês. Nas Prosciutterias que fomos na Itália a maioria servia molho pesto, patê de tomate seco e berinjela. Lá os patês já vinham servidos no pão, mas em sua casa é possível deixar que seu convidado se sirva. Nossa deu até água na boca!

Escolha também por volta de 3 tipos de pão ou torradinhas. Ficam graciosos servidos em uma panelinha! 

 

f44c2d66a2cffce86c67a87fadf9ce64

Sugestões de frios

– Carpaccios;

– Presunto cru;

– Presunto cozido;

– Salaminho;

– Presunto de peru;

– Mortadela italiana;

– Lombinho canadense;

– Pastrami;

– Copa;

– Xadrez;

– Blanquetes de chester;

– Blanquetes de peru;

–  queijo Cheddar;

–  queijo Gorgonzola;

– queijo Parmesão;

– queijo Provolone;

– Queijo do reino;

– Queijo brie;

– Roquefort.

Acompanhamentos

Para acompanhar os frios em sua mesa, você pode acrescentar elementos diversos como: azeitona, palmito, ovo de codorna, patês, conservas em geral, legumes cortados em tiras acompanhados de molhos, tomate seco e ervas frescas. Nas Prosciutterias o que mais vimos foram berinjela fatiada, tomate seco, azeitonas e tomate cereja.

Algumas frutas podem dar um charme especial ao prato, como morangos e uvas.

Não é necessário por todos estes ingredientes em uma única tábua. Escolha alguns e delicie-se acompanhado de um belo vinho!

Acho que vou fazer hoje à noite! 😉

Memórias de Taibelle

Imagens fonte Pinterest La Presciutteria.