Ovo frito para iniciantes

 

 

Ok, eu sou daquelas que sabe fazer pouca coisa na cozinha. Que adora uma boa receita de liquidificador, ou que pica tudo e põe no forno, elétrico de preferência, que tem tempo pra poder esquecer lá sem queimar. 

Mas, uma coisa eu sei fazer bem, ovo frito! 😉

E pra quem nunca tentou, porque sempre vai ter alguém começando, seguem algumas dicas importantes para se conseguir um ovo frito gostoso e bonito!

 

Ingredientes

Manteiga, azeite ou óleo

sal (pode por pimenta, orégano, se gostar)

ovo

 

Utensílios

frigideira pequena

colher ou escumadeira

prato para por o ovo frito

 

 

Segredos da cozinha

1 – Se você está começando mesmo, nunca fritou nada, vista-se. Nada de fazer fritura sem camisa ou de top, no susto ou por medo você pode espirrar a gordura quente em você.

2 – Solte o ovo sempre perto da frigideira, se soltar longe e a gordura estiver quente, pode espirrar e você se queimar.

3 – Quanto menor a frigideira, mais fácil de ter um ovo redondinho perfeitinho, mas se não tiver, vai na grande mesmo que vai sair frito igual.

4 – Se o ovo grudar no final e você tiver uma bancada de pedra, apoie a frigideira nela, conte alguns segundos e tente tirar o ovo com cuidado. Ele soltará. Se tiver pouco óleo, dá para escorregar direto no prato.

 

Modo de fazer

Ligue o fogo e mexa o botão de um lado para outro até achar o lado que fique com o fogo baixo, não tire mais daí. Acrescente o azeite, óleo ou manteiga, uma colher é o suficiente. Bata a casca do ovo na ponta de uma tigela e com o dedão abra com cuidado. Solte na frigideira bem pertinho pra não espirrar gordura em você (lembra que falei para você ir vestido, você já está de armadura, não precisa ter medo de se queimar). 😉

Se não estiver seguro, coloque em uma tigela e coloque depois na frigideira.

Feito isso, tempere a gosto, sal, pimenta ou até orégano são bem vindos!

Cada um gosta de um jeito o ovo. se você gosta dele bem sequinho deixe mais tempo, se a gema mole e as beiradas mais sequinhas, pegue a gordurinha que está no cantinho da frigideira com a colher e jogue por cima do ovo, só para fritar bem pouquinho por fora. E se você gosta dos dois lados iguais, vire o ovo com uma escumadeira (esta opção é bem difícil, é bem fácil da gema estourar neste momento, mas vale tentar, eu adoro).

No final, não esqueça de desligar o fogo!

 

Viu, quem disse que fritar ovo é fácil? 🙂

E como tudo na cozinha é prática, vai tentando, logo você acerta o seu gosto e vai fazer bem rapidinho, sabendo fritar ovo ninguém passa fome!

Memórias de Taibelle