Keukenhof, lugar para ficar na memória

Keukenhof, também conhecido como o Jardim da Europa, é o maior jardim de flores do planeta. Ele está localizado no sul da Holanda, na pequena cidade de Lisse, ao sul de Haarlem e sudoeste de Amsterdam. A palavra “Keukenhof” pode ser traduzida para “horta” em holandês, em referência às ervas que costumavam ser plantadas próximo à cozinha do castelo. O prefeito de Lisse organizou a primeira exposição de Keukenhof em 1949. A ideia era apresentar uma exposição de flores onde os produtores de toda a Holanda e Europa pudessem mostrar seus híbridos – e ajudar a indústria exportadora holandesa. Hoje a Holanda é o maior exportador mundial de flores.

O jardim está aberto apenas oito semanas por ano a partir de meados de março a meados de maio, com o pico de visualização de flores em meados de abril. Neste período recebe cerca de um milhão de visitantes. Embora conhecido por suas tulipas, Keukenhof é o lar do maior show de lírio do mundo, durante os últimos 10 dias da temporada de abertura.

Keukenhof tem competições para as melhores flores cultivadas por expositores, com prêmios tulipa e prêmios rosa. Cada ano, Keukenhof tem um tema diferente. Para 2014, o tema foi a Holanda, representada por um mosaico de 13 por 23 metros feito de 60.000 tulipas e muscaris. Vincent van Gogh foi o tema para 2015. O mosaico de Van Gogh mede 13 por 23 metros e foi criado a partir de quase 60.000 tulipas e lâmpadas Muscari. O tema especial para o Keukenhof em 2016 foi “A Idade de Ouro”. Este é o período do século XVII em que os Países Baixos atravessaram uma era florescente nos campos do comércio, das artes e das ciências. Era também o período em que o comércio da tulipa prosperou, fazendo um ajuste perfeito para estes jardins especiais. O tema deste ano é o Design Holandês.

Este é um mosaico de tulipas feito para competição de design deste ano.

Em uma extremidade do jardim você pode ver um grande moinho de vento e inúmeras estufas também. O Keukenhof não contém os campos longos de tulipas que muitos visitantes esperam. No entanto, existem campos de tulipas fora do Jardim (principalmente de propriedade privada).

Keukenhof é conhecido por ser um dos locais mais fotografados do mundo. O jardim de Keukenhof vende, mesmo distante, sementes de espécies diferentes de tulipas que você pode comprar e plantar em sua casa. A maioria das flores expostas no jardim são marcadas com o nome da especie e o cultivador, assim se você se apaixonar por alguma flor em particular, pode entrar em contato para comprar uma outra igual.

Keukenhof é encantador, e dá para ir todo ano, pois sempre está mudando suas flores, cores e encantamento.

Um lugar para ficar na memória!

Beijos, Taibelle

Fontes justfunfacts.com

           oglobo.com