Fondue como na Alemanha e Suíça, sabor divino!

Uma refeição de fondue dura por horas, o que torna uma ótima maneira de entreter e receber amigos. Em minha memória afetiva lembro que nós adoramos a atmosfera relaxada e fácil que sempre se desenvolve em torno de um fondue, desde a preparação na cozinha até o jantar em si. Rindo e brincando, sentamo-nos juntos à mesa, cozinhando e comendo. Muitas vezes nos encontramos comendo por horas sentindo como se tivéssemos acabado de começar, não percebendo como o tempo passou rapidamente. Aqui em casa, sempre são acompanhados de vinho tinto.

Os fondues, assim como no Brasil, são muito populares nos invernos na Alemanha e Suíça. Mas por lá tem algumas diferenças interessantes. De um modo geral, existem dois tipos de fondue que são tops por lá: fondue de queijo e fondue de carne.

O fondue de queijo é o mais popular na Suíça durante o inverno. Os convidados mergulham os cubos crus do pão, os picles e os vegetais no queijo derretido acompanhados com vinho e especiarias. O ideal segundo eles, é derreter 3 tipos de queijos juntos e misturar com alho fatiado, vinho branco seco, suco de limão, noz-moscada e pimenta fresca. O sabor é apenas divino!

Já o Fondue de carne é o mais procurado na Alemanha. Cubos pequenos ou fatias finas de carne crua, ou legumes são colocados em garfinhos de fondue longo e mergulhado em óleo quente ou caldo até cozido. Os convidados mergulham a carne cozida e legumes em vários molhos saborosos antes de comer. Pois é, por lá, ao invés do óleo, é possível colocar na panelinha um caldo. Segundo eles é bem saboroso e menos gorduroso do que o óleo. É possível usar qualquer tipo de caldo, vegetais, frango, ou caldo de carne. 

Confesso que nunca imaginei comer fondue de carne desta forma, mas me deu vontade, parece muito saboroso!

Uma ótima oportunidade de criar novos momentos especiais! ♥

Memórias de Taibelle

Fonte receita spoonfulmag.com